EM BUSCA DO PULO DO GATO EM VENDAS

22/02/2017 16:20

 

EM BUSCA DO PULO DO GATO

EM VENDAS

 

 

 

A história do “ Pulo do Gato”, me faz retomar o passado e relembrar como minha mãe fazia bolos para nosso lanche. Lembro-me perfeitamente que para tal empreendimento ela usava um livro de receitas deixado de presente para ela por uma tia já falecida. O fato é que os bolos que ela fazia eram realmente muito gostosos e apreciados por todos mas, não eram iguais ao que minha tia fazia.

Minha mãe sempre afirmava que a tia Lula, não havia ensinado para ela como dar aquele toque especial que conferia aos bolos por ela feitos, um toque especial que os diferenciava sempre de todos os demais. Aquilo era uma espécie de marca, realmente um diferencial.

Assim acredito que por mais que tenhamos estudado e, ensaiado minuciosamente as fases do processo de vendas, não podemos em hipótese alguma nos esquecer de que não estamos lidando com f´rmulas e processos de mistura de ingredientes  tal como em uma receita de bolo. Somos pessoas, lidando com pessoas e como tal, somos muito diferentes entre si. Temos valores, formações, culturas e habilidades diferentes. Um fato complexo , aliás bastante complexo.

Entendo que os cenários  de vendas sejam como uma rede de expectativas, necessidades, interesses e conflitos e nela estmos para equacionar estes elementos e satisfazer a todos- nós, clientes e gestores.

Fato inquestionável é que, estamos lidando com alguém que numa certa medida, demonstra certo interesse por aquilo que temos para vender. Disse certo grau, pois nem sempre aquilo que ele procura é o que realmente satisfaz suas necessidades, sejam ela de que nível forem. Prova disto é que muitas das vezes, o cliente acaba comprando outro produto diferente daquele inicialmente apresentado como pretendido,Em outras ocasiões, adquire não somente o que inicialmente procurado mas acaba comprando aquele e mais outro ou mais outros. Isto acontece quando  olhamos pra venda não mais com nossos olhos mas. Com os olhos dos clientes.

A Programação Neuro-Linguística nos ensina; 

1- OBSERVAR/VER, 

2 –COPIAR/CONCORDAR e, 

3 –MANTER:MUDAR.

Mas e o “Pulo do Gato”? Lamento mas ele não ensinou este pulo à onça... Esta é uma característica dele gato e só ele sabe como faze-lo.

Assim como minha tia, somente conseguiremos dar o “ Pulo do Gato”, quando pensarmos como Gato, vivermos como Gato. Quero então dizer que em vendas só seremos diferentes, vencedores, líderes em vendas quando pensarmos e vivermos como clientes. Precisamos definitivamente deixar de olharmos para nossos umbigos ne olhar a venda com os olhos e o foco dos clientes.

Afirmo que não há uma fórmula para lidar com as pessoas mas há um princípio básico que deve orientar nossos pensamentos e ações. “ FAZER PELO OUTRO AQUILO QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM COMIGO. Isto é verdadeiramente respeito ao cliente. É buscar sua fidelização e conquista-lo para sempre.