SERÁ QUE ESTAMOS SABENDO ATENDER NOSSOS CLIENTES ?
Pela simples análise visual da figura acima, podemos concluir que estamos falhando e muito.Segundo Enrico Cardoso em publicação feita no Jornal do Empreendedor sob o título "Qual seria o papel de uma empresa senão servir o cliente ? "
Surpreendente é que segundo Enrico, diariamente nos deparamos com empresas que cometem um grande descaso com o atendimen to ao cliente pois se esquecem que o atendimento é a única manei ra de continuar crescendo. Ainda segundo ele, a grande maioria das pessoas não conseguem entender o que significa a palavra atendimento e, acredito, muito sinceramente que não da pra demonstrar a importância de uma coisa que não consegue ser bem explicada.
Os grandes equívocos - Atendimento não é ;
1. atender bem ao telefone (isso é dever),
2. fazer ligações ativas para o cliente
3. ser educado(isso é obrigação),
4. receber o cliente com um sorriso no rosto (isso é educação),
5. recepcionar o cliente,
6. dar brindes e descontos.
Atendimento é o fato de servir o cliente. A capacidade de uma empresa criar para um cliente uma experiência única e personalizada que façam com que essa pessoa queira voltar ali por ter se sentido especial.
Finalizando, Enrico afirma que atendimento ;
1. É ser pró-ativo às necessidades dos clientes,
2. É ser fiel ao cliente,
3. É ser generoso, saber escutar o cliente,
4. É ajudar o cliente a comprar, e não vender para ele,
5. É se mostrar presente, oferecer ajuda e não cobrar por isso,
6. Colocar o relacionamento antes da venda.
7. É tratar o cliente de modo personalizado. Afinal, ele é único.
Todas as histórias de vendas, todas as criações de marcas, todas as idéias revolucionárias foram fruto do atendimento.
É o atendimento que vai fazer com que a sua marca, no dia a dia com clientes seja enxergada pelas pessoas como algo diferente, que vale a pena ser experimentado e que é bom.
Pense nissoS ?