CRISANDO OU CRIANDO ?
CRISANDO OU CRIANDO ? COM CERTEZA A SEGUNDA OPÇÃO É BEM MELHOR !
“Inovação é arriscada, mas não inovação pode ser fatal”.
“Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu”
Acho bastante oportuno começar apresentando que aprecio imensamente estes dois pensamentoa acima. O primeiro é de Philip Kotler, um verdadeiro expoente do marketing moderno enquanto o segundo, é um provérbio escocês.
O fato é que entendo que ambos apresentam um elevado grau de intercomplementa reidade. E assim sendo devem se tornar para nós vendedores, uma bússola para orientar nossas ações e empreendimentos.
Outro fato interessante mas também essencial, é termos com muita clareza que GESTÃO ou GERENCIA (como prefiram falar ), não é profissão, é apenas um cargo.
Quero com isto afirmar que por mais tempo que passemos ocupando tais posições hierárquicas, nossa verdadeira profissão é VENDEDOR.
Bem vamos agora ao que interessa de fato. Muitos de nós quando ocupamos tais posições hierárquicas somos absorvidos e tomados por uma comoditização sem precedentes. Comoditização é um termo sugerido Por José Carlos Teixeira Moreira um ícone do marketing moderno. Com este termo ele nos alerta para que não nos coloquemos ou adotemos posições que consideramos cômodas e favoráveis ao nosso EU. È certo que numa certa medida temos essa tendência mas que ela é com certeza deseastrosa no decorrer do tempo.é também uma verdade.
Não podemos em hipótese alguma nos esquecer de que uma das pouquíssimas coisa CERTAS nessa vida é que “ O PROCESSO DE MUDANÇA É IMUTÁVEL” . Calma isto não é um paradoxo, é uma verdade absoluta e incontestável. Quero dizer que, queiramos ou não o mundo muda sempre e nada podemos fazer para impedir este fato, sequer controla-lo.
Então vejo pessoas que assim como eu em um passado não muito distante, acreditava que deveria deixar que as coisas corressem. Vivia eu como um bombeiro, me dedicando a apagar incêndios, sem atentar para o fato de empreender para evirta-los. Mas os desastres assim como o caos nos trazem grandes lições, por sinal duras e dolorosa para absorver. Daí aprendi que ao invés de me inserir na CRISE e, ser devorado por ela, seria tirar deste termo o”S”, e CRIAR, pois com certa facilidade percebi que em toda crise há inúmeros perdedores e pouquíssimos ganhadores os quais são aqueles que ao invés de CRISAREM, se propuseram a CRIAR.
Estes são os vencedores pois absorveram e vivenciaram os pensamentos já apresentados
Quero agora afirmar que dentro de cada um de nós existe adormecido um imenso potencial criativo, dinâmico e incorformista com a mesmice. Basta que permitamos deixa-los despertar e em algumas poucas situações, sermos incentivados para tal
Inove, arrisque pois como diz o provérbio “ QUEM NÃO ARRISCA NÃO PETISCA”
Observe a sua volta, abra os olhos e veja as mudanças de valores e comportamentos, observe as práticas e pensamentos dos acomodados, agregue valores, proporcione oportunidade aos seus colaboradores, destampe seus potencieais e, finalmente não queira fazer tudo sozinho.